quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Simples Mudanças

A ONU divulgou um relatório onde chegaram a conclusão que o meio mais fácil (porém não barato) de reduzir o ritmo do aquecimento global é a racionalização do uso da energia, ou seja, a melhoria na eficiência energética em usinas, edifícios e até em automóveis. Apesar do relatório tratar principalmente de grandes instalações, a idéia de melhorar o uso que fazemos da energia elétrica deve partir da nossa própria casa.

O site asimpleswitch.com da PHILIPS divulga uma campanha que mostra que pequenas mudanças, como a simples troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas eletrônicas, contam para a melhoria do uso da energia e por conseqüência contribuem para a diminução das agressões que o planeta vem sofrendo.

Calcule o quanto você pode contribuir AQUI.

E veja a notícia sobre o relatório da ONU AQUI.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Luz da Lua

A fim de amenizar os problemas gerados pela poluição luminosa e ainda contribuir para o uso racional da energia elétrica, o grupo de design Civil Twilight Design Collective desenvolveu um conceito para um sitema de iluminação pública que leva em consideração a luz disponibilizada pela Lua, em cada uma de suas fases. O sistema conta com sensores de iluminância que dimerizam os Leds (substituindo nesse caso as lâmpadas de sódio) e fornecem a luz necessária para a complementação da luz natural disponível .

Veja mais aqui e aqui

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Descobrindo a Luz

Curso online interativo desenvolvido pela IESNA (Illuminating Engineering Society of North America) aborda temas básicos da iluminação. Dividido em dois módulos, sendo que o primeiro vai desde um breve histórico sobre a origem da iluminação, passando por tipos de lâmpada, equipamentos auxiliares, luminárias e controles de iluminação, mostrando sua evolução. O segundo módulo aborda aplicações na iluminação, tanto residencial quanto comercial, explicando sistemas e técnicas. No final dos dois módulos existe um quiz para verificar o aprendizado.

Para conferir clique na imagem acima ou aqui.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Concurso Bright Led

Concurso para desenvolvimento de luminárias e aplicações utilizando LED em três categorias:

- iluminação interna (luminárias de mesa, pendentes, luminárias de pé, etc)
- iluminação externa (iluminação pública, sinalizadores, etc)
- "landscape" (fachadas, outdoors, banners digitais, etc)

Inscrições e envio dos trabalhos até o dia 05 de setembro de 2007.

http://www.designboom.com/brightled.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Reciclagem de Idéias

Criação do estúdio de design Castor Canadensis, a luminária Recycled Tube Light é composta por lâmpadas fluorescentes queimadas, formando um grande tubo, iluminadas internamente por incandescentes ( mas bem que podiam ser fluorescentes compactas, aumentando assim a idéia de ecologicamente correta ). Existem versões pendentes e também de pé, utilizando os diversos tamanhos disponíveis de fluorescentes tubulares.

Falando em fluorescentes queimadas, para se ter uma idéia, somente no Brasil aproximadamente 50 milhões de unidades são descartadas anualmente. Grande parte desse descarte é feito de maneira inadequada, acarretando problemas de contaminação do meio ambiente, principalmente pelo mercúrio. Enfim, num país onde ainda são fabricadas e comercializadas as tão obsoletas fluorescentes de 40W, eu duvido muito que todas as empresas e instituições com grande quantidade de descarte tratem o assunto de maneira responsável.

Imagens: Castor Canadensis

Veja mais sobre descarte de lâmpadas fluorescentes aqui