quarta-feira, 25 de julho de 2007

Capela do Edifício Sede do Exército da Salvação

Em um edifício onde se nota uma harmoniosa combinação entre vidro e aço, um elemento se destaca na fachada sobre a entrada principal. É a capela do edifício sede do Exército da Salvação, localizado em um ponto de interesse especial em Londres. Mas quem vê essa estrutura embutida no edifício não imagina o que acontece em seu interior.

De acordo com o autor do projeto, a capela se localiza no eixo central do edifício, criando uma ponte de entrada, uma espécie de chamado ao coração e esse posicionamento simboliza o engajamento que está associado à missão do exército da salvação.

Como toda capela, templo ou lugar de retiro e meditação o que se espera no mínimo é uma adequabilidade voltada à introspecção, porém o que encontramos é algo a mais. A solução adotada é baseada na instalação de uma série de painéis de vidro, alguns parcialmente reflexivos e outros translúcidos, que filtram a luz que entra na capela, e também reflete de maneira inesperada uma imagem do céu, que quando estamos em uma área externa, muitas vezes passa despercebida.


Carpenter / Lowings Architecture e Design
Capela no Edifício Sede do Exército da Salvação - Londres

2004
Fotos: Tim Soar


Um comentário:

Thayssa Neves (Arquiteta&Urbanista) disse...

noooossa, muito inteligente essa solução dos painéis de vidro para o céu se refletir nos mesmos.. muuuuuuuito massa =)